A Norma ISO 19115 é composta por 326 elementos de Metadados organizados em 92 Classes com o objetivo de caraterizar o Conjunto de Dados Geográficos (CDG), aplicações e serviços relacionados com informação geográfica. Basicamente de uma forma hierárquica: um elemento pertence a uma entidade e uma entidade a uma secção.

Cada elemento/entidade de Metadados é definido no contexto de uma classe e é caraterizado por um Nome, Definição, Obrigatoriedade, Multiplicidade, Tipo de Dados e Domínio:

Nome: Nome do elemento/entidade.

Definição: são elementos que compõem a entidade, termos de listas controladas relativas aos elementos referidos, esclarecimentos adicionais, indicações para o correcto preenchimento dos elementos e casos particulares.

Obrigatoriedade: A grande parte dos Metadados do perfil são de carácter obrigatório, embora existam alguns opcionais, e ainda Metadados condicionais. Alguns dos metadados são obrigatórios quando aplicáveis a tipos específicos de recursos, não tendo expressão ou significado em outros recursos. Os dois tipos principais de recursos considerados são CDG ou Séries e Serviços.

Multiplicidade: A multiplicidade dos Metadados significa que o elemento/entidade pode ser repetido (M) ou não (1).

Tipo de Dados: Os Metadados podem ser do tipo elemento ou entidade. O elemento é uma unidade discreta de Metadados enquanto a entidade engloba vários elementos.

Domínio: O domínio indica o tipo de informação que o elemento pode conter.

A partir da interface de Gestão de Metadados que o utilizador tem acesso a todas as funcionalidades de administração e atualização dos Metadados do Geoportal.

  1. O utilizador preenche os critérios de pesquisa do registo no qual pretende fazer manutenção;

  2. O utilizador selecciona a opção “Pesquisar”;

  3. O utilizador selecciona o(s) registo(s) a actualizar;

  4. O utilizador selecciona uma das opções de manutenção do registo que o sistema disponibiliza.

Aceder Geoportal